Monday, October 15, 2007

Espirulina

Um artigo da ScienceDaily (13/10/07) referindo-se a uma pesquisa da Universidade Antonoma de Madrid, diz o seguinte:

Precisas de Antioxidantes?  Você tem consumido micro-algas ultimamente?

Alguns consumidores querem mais do que apenas abastecer as suas necessidades tradicionais de nutrição. As micro algas (consumidas pelos povos Pré Colombianos) são mais do que apenas nutritivas. A espirulina pode ser uma boa fonte de antioxidantes devido a presença de carotenóides derivados da clorofila, e pode inibir o crescimento bacteriano devido a determinados ácidos graxos os quais ela contém.


Estas micro algas revelaram-se ser um potencial alternativo ao uso de fontes sintéticas dos ingredientes citados acima.


A espirulina é um tipo de micro alga que naturalmente produz antioxidantes (como carotenóides e xantopila), e compostos antimicrobianos como polissacarideos ou ácidos graxos entre outras substâncias benéficas.


O processo de extração usando fluídos supercríticos (fluído supercrítico é qualquer substância submetida a condições acima de seus pontos críticos de pressão e de temperatura), tornou-se uma forma alternativa aos meios clássicos de extração nos últimos anos. Isso encurta o tempo de extração e não requer o uso de solventes orgânicos que danificam a saúde e o ambiente.


O fluído supercrítico mais comum usado é o dióxido de carbono, pois a sua toxidade é zero, também devido a sua versatilidade, ao preço e as suas condições críticas relativamente leves (73 bar e 31ºC), além destas vantagens, a temperatura ambiente, ele não deixa resíduo na substância extraída.


O trabalho realizado pela unidade associada de Ciência Do Alimento da Universidade Autonoma de Madrid - Consejo Superior de Investigaciones Cientificas consistiu-se no desenvolvimento de um método de extração usando o CO2 supercrítico e a análise posterior da substância obtida pelos métodos In Vitro para avaliar suas potencialidades antioxidantes e antimicrobianas. E então uma análise química do extrato usando técnicas cromatográficas a fim correlacionar a atividade da substância a sua composição química.


Os resultados mostram que a micro alga espirulina pode ser uma fonte considerável de ingredientes funcionais do alimento com ação antioxidante por causa da presença de carotenóides derivados da clorofila, e por que ela também inibe o crescimento bacteriano pois contém determinados ácidos graxos.



Ilustração ( Florentine Codex )
mostra como os Astecas colhiam
a espirulina dos lagos rocando a
superfície com cordas e depois secando-a
em forma de bolo quadrangular


Em condições de extração bem eficientes (200 bar e 55ºC) o extrato obtido pode ter as ações antioxidantes e antimicrobianas elevadas, devido ao fato que este grupo de pesquisa desenvolveu um metodo combinado de extração-fracionamento.
Nota: Este conteúdo foi adaptado do material fornecido pela Universidade Autonoma de Madrid.

Ainda sobre a espirulina:

Ela é encontrada naturalmente em lagos tropicais e subtropicais com pH elevado e concentrações elevadas de carbonato e de bicarbonato.

Acredita-se que a espirulina tenha sido uma fonte alimentícia para os Astecas no século 16; ela era colhida no lago Texcoco e subsequentemente era vendida em forma de bolo. Os Astecas a chamavam Tecuitlatl, significando o excremento das pedras. A espirulina foi encontrado em abundância neste lago por investigadores franceses nos anos 60, mas não há nenhuma referência ao seu uso como uma fonte diária de alimento após o século 16 .

Nutrientes e outras substâncias nela encontradas :

1. Proteína
A espirulina contém quantidades extraordinariamente elevadas de proteína, entre 55 e 77% em peso seco, dependendo da sua origem. E uma proteína completa, contendo todos os aminos ácido essenciais

2. Ácidos Graxos Essenciais

3. Vitaminas
Ela contém vitamina B1 , B2 , B3 , B6 , B9 , B12 , vitamina C, vitamina D, e vitamina E.

Importante
: Diversas análises biologicas foram feitas para testar a presenca da vitamina B12.
Entretanto, o método usado nestas análises não diferencia a vitamina B12 verdadeira (cobalamina) dos compostos similares (corrinóides), os quais não podem ser usados no metabolismo humano.

4. Minerais
Ela é uma fonte rica de potássio, e contém também cálcio, cromo, cobre, ferro, magnésio, manganês, fósforo, selênio, sódio, e zinco

Wikipedia :
http://en.wikipedia.org/wiki/Spirulina_%28dietary_supplement%29

Interessante


O artigo publicado 02/0ct/07 Reuters "A Vida Pode Ser Mais Doce Se Você Cortar O Açucar" , menciona também que evitar o consumo de vitaminas pode ajudar a prolongar vida.

Os últimos descobrimentos temporariamente sugerem que o uso difundido de antioxidantes como suplementos alimentares humanos podem exercer efeitos indesejáveis, investigadores alemães declararam.


O estudo aponta também a uma razão porque os antioxidantes podem não ser benéficos a longo prazo.

No comments: